domingo, 11 de novembro de 2007

A subida do preço do petróleo


O preço do petróleo está quase a atingir os 100 dólares por barril (um barril de petróleo equivale a 158,9873 litros) e os especialistas na matéria estimam que dentro em breve ele chegará aos 150 dólares por barril. Nunca o Mundo consumiu tanto petróleo como na actualidade e curiosamente a um preço extraordinariamente elevado e, todavia, a especulação continua a aumentar.
Que quantidade de petróleo já foi consumido e quanto há ainda para consumir?
Se a pergunta relativamente ao passado tem resposta fácil, a mesma relativamente ao futuro é de difícil remate, uma vez que as previsões baseiam-se em números alvitrados apenas com base nas prospecções actualmente conhecidas, todavia, ainda haverá jazidas por sondar e explorar, hoje desconhecidas. Um jornal televisivo francês (TF1) divulgava hoje estes números: já foram consumidos 1070 biliões de barris e ainda existirão 1100 biliões nas reservas estimadas. Assim sendo, o colapso não parece estar à porta, apesar das previsões pessimistas, uma vez que há recursos novos dos quais se pode extrair petróleo, é o caso das areias betuminosas (areias oleosas) abundantes no Canadá e os óleos pesados da Venezuela.
Até à actualidade a produção seguia o ritmo do consumo, futuramente, espera-se o contrário, ou seja, a diminuição da produção acabará por travar o consumo, porque o preço da oferta será doravante excessivamente elevado.
Chegou o momento do Mundo pensar noutras fontes de energia alternativas ao petróleo, até porque, segundo afirmam os peritos, a produção entrará em declínio a partir de 2030. O hidrogénio afigura-se uma alternativa para fazer mover os carros do futuro, menos poluente e possivelmente mais barato.