segunda-feira, 12 de novembro de 2007

INÍCIO DO ALARGAMENTO DO CANAL DO PANAMÁ







Os trabalhos de alargamento do Canal do Panamá (ligação entre o Atlântico e o Pacífico)começaram em Setembro de 2007 e deverão estender-se até ao ano de 2014, tendo um custo estimado de 5 biliões de dólares. As obras averiguam-se essenciais para permitir a passagem de cargueiros gigantescos, com comprimentos superiores a 365 metros.
As transacções comerciais entre a Ásia e o resto do Mundo estão a aumentar, daí a necessidade de alargamento do Canal, para que nele consigam passar várias dezenas de super cargueiros com potência de carga de 100 mil contentores em vez dos 12 mil de actualmente.
São os trabalhos mais imponentes realizados desde a sua abertura em 1914. Nessa época a obra foi considerada imensurável e custou sangue e suor a muitos dos homens que ali trabalharam. Como que por ironia comparativamente com a grandeza da obra, um pequeno barco a vapor inaugurou o Canal. Actualmente, a cada ano que passa, atravessam o istmo do Panamá 14000 navios fazendo a ligação entre o Atlântico e o Pacícfico, numa extensão de 82 Km.

Durante vários meses, uma equipa de engenheiros em Lyon (França), aonde estão a ser feitos os testes em modelo reduzido para o alargamento das futuras eclusas, vai-se ocupar de verificar em maquetas aquilo que os computadores calcularam, como por exemplo, a espessura da areia nas eclusas que se prevê que seja a mínima para
economizar simultaneamente água e tempo de travessia.